LAUDO LABORATORIAL: QUALIDADE NA FASE PÓS-ANALÍTICA
A fase pós-analítica compõe a conclusão do exame laboratorial, onde são realizados cálculos específicos, analisada a coerência dos resultados, bem como a emissão do laudo. Além disso, envolve o armazenamento de amostras, envio e arquivamento dos resultados, garantindo que estes sejam entregues de forma confidencial e dentro dos prazos estabelecidos pelo laboratório, sempre assegurando a integridade e a privacidade do paciente.

Documentação e Registros
A segurança dos pacientes e profissionais é um aspecto essencial na gestão de documentação em laboratórios. Dessa forma, a identificação correta e o armazenamento adequado dos históricos clínicos, solicitações e autorizações são cruciais para evitar erros e garantir a integridade das informações.
Além disso, um dos documentos mais importantes nesse contexto são os laudos de exames que comportam uma série de dados que refletem todos os processos pré analítico, analítico e pós analítico, ou seja, engloba o caminho desde solicitação médica até a liberação dos resultados.
Estrutura e Requisitos do Laudo Laboratorial
O laudo laboratorial representa, portanto, a evidência da qualidade e também profissionalismo do serviço laboratorial. Assim, um laudo bem estruturado deve incluir em sua essência:
- Identificação completa do paciente, bem como da amostra
- Dados do solicitante e do laboratório responsável
- Data e hora da coleta e análise
- Metodologia aplicada nos testes
- Resultados obtidos com suas unidades de medida
- Valores de referência para interpretação
- Observações técnicas relevantes
- Identificação do responsável técnico
- Assinatura/validação do profissional habilitado
Conclusão
Por consequência, o laudo é um instrumento substancial na para garantia da conformidade relativa às normas de qualidade, segurança e credibilidade da instituição. Dessa forma, sua elaboração precisa refletir um compromisso com a precisão e legitimidade dos resultados em consonância ao alinhamento pertinentes aos protocolos éticos e científicos vigentes.
O próximo passo de todo analista que deseja ter mais segurança na bancada
Todo analista que busca se destacar e se tornar um profissional mais atualizado, capacitado e qualificado para o mercado de trabalho precisa considerar uma pós-graduação.
Um profissional com especialização é valorizado na área laboratorial; esse é um fato inegável.
Unimos o útil ao agradável ao desenvolver uma pós-graduação em Hematologia Laboratorial e Clínica.
Para aqueles que procuram a comodidade de uma pós-graduação 100% online e ao vivo, sem abrir mão da excelência no ensino, temos a solução ideal.
Nossa metodologia combina teoria e prática da rotina laboratorial, garantindo um aprendizado efetivo.
Contamos com um corpo docente altamente qualificado, com os melhores professores do Brasil, referências em suas áreas de atuação.
No Instituto Nacional de Medicina Laboratorial, temos apenas um objetivo: mais do que ensinar, vamos tornar VOCÊ uma referência.
Toque no botão abaixo e conheça a pós-graduação em Hematologia Laboratorial e Clínica.
QUERO CONHECER TODOS OS DETALHES DA PÓS-GRADUAÇÃO
Referências:
HOTSOFT, P. E. Laudo laboratorial: o que não pode faltar e como organizar. Hotsoft – Powered by SCCHotsoft, , 28 abr. 2023. Disponível em: <https://www.hotsoft.com.br/laudo-laboratorial/>. Acesso em: 16 abr. 2025
A Importância da Gestão de Documentação em Laboratórios de Análises Clínicas. Disponível em: <https://labvital.com.br/glossario/a-importancia-da-gestao-de-documentacao-em-laboratorios-de-analises-clinicas/>. Acesso em: 16 abr. 2025.