ADAMTS13

ADAMTS13

UMA PROTEÍNA CHAVE NO DESENVOLVIMENTO DA PÚRPURA TROMBOCITOPÊNICA TROMBÓTICA

A púrpura trombocitopênica trombótica (PTT) é uma condição rara, mas grave, caracterizada pela formação de microtrombos nos pequenos vasos sanguíneos, resultando em trombocitopenia (baixa contagem de plaquetas), anemia hemolítica e lesões em múltiplos órgãos. A PTT pode ser classificada como adquirida ou mediada pelo sistema imunológico, que inclui aproximadamente 95% de todos os casos e é caracterizada pela presença de anticorpos anti-ADAMTS13. 

ADAMTS13

Sendo uma das proteínas centrais na fisiopatologia da PTT, a ADAMTS13 (desintegrina e metaloproteinase com motivo de trombospondina tipo 1), é uma enzima que desempenha um papel crucial na regulação da hemostasia e na formação de coágulos.

A ADAMTS13 é produzida principalmente pelo fígado. Sua função principal é clivar o fator de von Willebrand (FvW).  Sua estrutura é composta por vários domínios funcionais:

  1. Domínio de Metaloproteinase: Contém o sítio ativo onde ocorre a clivagem do von Willebrand.
  2. Domínios de Desintegrina: Contribuem para a interação com outras proteínas, incluindo componentes plaquetários.
  3. Domínios de TSP1: Participam na ligação ao von Willebrand e em processos de adesão celular.

Essa combinação de domínios permite que a ADAMTS13 regule a atividade do Fator de von Willebrand de maneira eficiente, controlando a formação de trombos.

Em condições normais, a ADAMTS13 atua para manter a circulação de Fator de von Willebrand em um estado funcional e regulado, evitando a formação excessiva de trombos. Sua atividade antitrombótica é parcialmente controlada pela disponibilidade dependente de cisalhamento de seu substrato, o FVW. Sob condições fisiológicas, as moléculas de FvW existem principalmente em uma forma globular. Sob condições de estresse de cisalhamento, as forças atrativas entre os monômeros são superadas pelo arrasto e o FvW se desenrola e comprime transitoriamente, o que pode permitir a clivagem do ADAMTS13 na circulação.

Na PTT, a atividade da ADAMTS13 está significativamente diminuída ou ausente devido à presença de inibidores ou mutações no gene que codifica essa proteína. Na PTT congênita, a deficiência de ADAMTS13 é o mecanismo molecular responsável, sugerindo que a proteólise fisiológica do FvW e/ou outros substratos de ADAMTS13 é necessária para a homeostase vascular normal.

Essa deficiência leva ao acúmulo de FvW, que são altamente procoagulantes. Como resultado, há formação excessiva de trombos, levando aos sintomas clínicos da PTT.

Assim, a deficiência grave de ADAMTS13 identifica um grande subconjunto de pacientes com PTT idiopática que sofrem de trombose microvascular dependente de FvW. A deficiência congênita de ADAMTS13 nem sempre se apresenta durante a infância e pode ser difícil de distinguir da PTT idiopática adquirida em pacientes adultos que não têm histórico de respostas prolongadas a infusões de plasma simples. Nesses casos, a detecção de autoanticorpos contra ADAMTS13 dá suporte ao diagnóstico de PTT idiopática adquirida.

O próximo passo de todo analista que deseja ter mais segurança na bancada 

Todo analista que busca se destacar e se tornar um profissional mais atualizado, capacitado e qualificado para o mercado de trabalho precisa considerar uma pós-graduação.

Um profissional com especialização é valorizado na área laboratorial; esse é um fato inegável.

Unimos o útil ao agradável ao desenvolver uma pós-graduação em Hematologia Laboratorial e Clínica.

Para aqueles que procuram a comodidade de uma pós-graduação 100% online e ao vivo, sem abrir mão da excelência no ensino, temos a solução ideal.

Nossa metodologia combina teoria e prática da rotina laboratorial, garantindo um aprendizado efetivo.

Contamos com um corpo docente altamente qualificado, com os melhores professores do Brasil, referências em suas áreas de atuação.

No Instituto Nacional de Medicina Laboratorial, temos apenas um objetivo: mais do que ensinar, vamos tornar VOCÊ uma referência.

Toque no botão abaixo e conheça a pós-graduação em Hematologia Laboratorial e Clínica.

Referências

DEYOUNG, Veronica; SINGH, Kanwal; KRETZ, Colin A. Mechanisms of ADAMTS13 regulation. Journal of Thrombosis and Haemostasis, v. 20, n. 12, p. 2722-2732, 2022.

SADLER, J. Evan. Fator von Willebrand, ADAMTS13 e púrpura trombocitopênica trombótica. Blood, The Journal of the American Society of Hematology , v. 112, n. 1, p. 11-18, 2008.