CENTRIFUGAÇÃO: IMPACTO NAS ANÁLISES
A centrífugação é amplamente utilizada em laboratórios clínicos para a separação de componentes e preparo de amostras para análises. Em análises bioquímicas e imunológicas, é rotineiramente usada para separar células sanguíneas do plasma/soro, além de ser usada para concentração dos elementos urinários para a análise microscópica da urina e até em processos de extração de DNA.
Como os Elementos São Separados
O equipamento usa a força centrífuga para acelerar o processo de sedimentação, devido ao movimento de rotação, as partículas e células mais densas são empurradas para o fundo do tubo, ou seja, para o ponto mais externo em relação ao eixo de rotação.
Ao trabalhar com centrífugas, você encontrará duas unidades de medida diferentes chamadas Força Centrífuga Relativa (FCR) e número de rotações por minuto (RPM).
A força necessária para que um pedaço de material seja movido varia de acordo com a dimensão da partícula. Partículas grandes (por exemplo, células) precisam de menos força do que partículas menores (por exemplo, proteínas).
A Força Centrífuga Relativa e o Número de Rotações por Minuto
A Força Centrífuga Relativa (RCF) é uma medida da força à qual a amostra está exposta. A força é derivada da rotação do motor e do raio da centrífuga, logo a RCF é um método de medição que sempre será o mesmo, independentemente de você usar uma centrífuga alternativa com um tamanho diferente.
RPM é uma medida de quão rápido o motor gira e embora esta informação possa ser útil, ela não tem a capacidade de determinar a quantidade de força G à qual a amostra está exposta. Uma centrífuga operando a 5.000 RPM, por exemplo, estaria girando a 5.000 RPM, independentemente do tipo de centrífuga empregada e das dimensões do rotor giratório. O RCF incorpora o tamanho do rotor em sua medição para garantir que possamos calcular a força gravitacional que está sendo aplicada.
Vale lembrar que a centrifugação correta das amostras segue padrões de valores de RCF e não RPM, exatamente para garantir que toda amostra esteja sempre nas mesmas condições.
Cuidados Para uma Boa Centrifugação
- Realizar a manutenção e limpeza preventiva do equipamento
- Usar cubetas adequadas ao tamanho dos tubos a serem centrifugados
- SEMPRE balancear os tubos para minimizar o risco de quebra, de acordo com o mesmo peso
- Aguardar até a completa centrifugação, ou seja, nunca parar a centrífuga com as mãos ou de forma brusca, pois além de ocasionar possíveis hemólises pode descolar o gel separador.
Erros na Centrifugação
Existe alguns erros durante a centrifugação que podem interferir na posterior análise, a hemólise é uma das principais consequências de uma incorreta centrifugação, aumentando falsamente os valores de alguns analitos como potássio e desidrogenase láctica, além de complicar as análises que utilizam a Colorimetria e a espectrofotometria, entre os principais erros temos:
- Centrifugação incompleta
- Centrifugação excessiva
- RPM muito alto ou tempo muito longo
- Desbalanceamento das amostras
Conclusão
A centrífuga é um equipamento indispensável no laboratório de análises clínicas, seu papel é fundamental nos processos pré-analíticos e, por isso, cuidados devem ser tomados para que o uso da centrífuga auxilie e não prejudique uma boa análise das amostras.
Pós-Graduação em Qualidade Analítica e Gestão Da Qualidade Laboratorial
A pós em qualidade é um programa altamente especializado, projetado para capacitar profissionais da área da saúde que desejam aprimorar suas habilidades em gerenciamento laboratorial, gestão e garantia da qualidade, análise de processos e liderança de equipes.
Para aqueles que procuram a comodidade de uma pós-graduação 100% online e ao vivo, sem abdicar da excelência no ensino, temos a solução ideal.
Nossa metodologia combina teoria e prática da rotina laboratorial, garantindo um aprendizado efetivo.
Contamos com um corpo docente altamente qualificado, com os melhores professores do Brasil, referências em suas áreas de atuação.
No Instituto Nacional de Medicina Laboratorial, temos apenas um objetivo: mais do que ensinar, vamos tornar VOCÊ uma referência.
Toque no botão abaixo e conheça a pós-graduação em Qualidade Analítica e Gestão da Qualidade Laboratorial.
QUERO CONHECER TODOS OS DETALHES DA PÓS-GRADUAÇÃO
Referências
Beckman Coulter Life sciences – Campo centrífugo relativo. Disponível em: https://www.mybeckman.in/resources/technologies/centrifugation/principles/relative-centrifugal-field
Informativo Digital. Nº 5. maio/2015 – CENTRIFUGAÇÃO DE AMOSTRAS Disponível em: https://www.labrede.com.br/portal/files/labinforma-tecnico-centrifugacao.pdf