ESPECTROFOTOMETRIA NO LABORATÓRIO CLÍNICO
A espectrofotometria é um dos métodos mais utilizados por aparelhos no laboratório clínico para análises bioquímicas, ela utiliza grandezas relativas à luz, como a transmitância e a absorbancia. Muitos métodos utilizados em bioquímica clínica estão baseados na medida quantitativa da absorção da luz pelas soluções. A concentração na solução da substância absorvente é proporcional à quantidade de luz absorvida. Alguns parâmetros devem ser considerados:
- Transmitância: Quando um raio de luz monocromática de intensidade inicial definida incide sobre uma solução colorida, a intensidade da luz emergente será menor que a luz incidente, ou seja, parte da luz foi absorvida, a capacidade de atravessar a solução é denominada transmitância.
- Absorbância: Por outro lado, a absorbância exprime a fração de energia luminosa que é absorvida por uma determinada espessura de um material, ou seja, a capacidade de absorver a luz.
Transmitância e absorbância são duas grandezas complementares e suas somas serão sempre igual a 100% da luz incidente, ou seja, se 30% da luz foi absorvida, a fração transmitida será igual a 70%.
O espectrofotômetro
O espectrofotômetro vai medir a quantidade de fótons (a intensidade da luz) absorvidos depois de passar pela amostra. A quantidade de uma substância química conhecida (concentração) também pode ser determinada. Alguns componentes são comuns a todos os espectrofotômetros. A luz, fornecida por uma lâmpada, é fracionada pelo prisma (monocromador) nos comprimentos de onda que a compõem (luzes monocromáticas).
O comprimento de onda selecionado é dirigido para a solução contida em uma cubeta. Parte da luz é absorvida e parte é transmitida. A redução da intensidade luminosa é medida pelo detector (célula fotelétrica) porque o sinal elétrico de saída do detector depende da intensidade da luz que incidiu sobre ele. O sinal elétrico é lido como uma absorbância e é proporcional à concentração da substância absorvente existente na cubeta.
Conclusão
A espectrofotometria é uma técnica utilizada em muitos laboratórios principalmente de forma automatizada. Por estarmos trabalhando com técnicas fotométricas que envolvem intensidade de cor nas reações, os cuidados devem ser tomados. É preciso ter cuidado ao manusear as cubetas, mesmo uma ligeira impressão digital pode interferir nos resultados.
É muito importante não tocar na superfície óptica da cubeta, pois óleos de sua pele, partículas de tecidos de limpeza, poeira e outros contaminantes podem afetar as leituras. A utilização e limpeza corretas são a base de qualquer análise espectrofotométrica, ajudando a evitar erros de medição.
Além disso, amostras hemolisadas, lipemicas e ictéricas podem alterar os valores dos analitos não só por falsos aumentos de analitos, mais por mudar a cor da amostra, interferindo na reação.
Pós-Graduação em Qualidade Analítica e Gestão Da Qualidade Laboratorial
A pós em qualidade é um programa altamente especializado, projetado para capacitar profissionais da área da saúde que desejam aprimorar suas habilidades em gerenciamento laboratorial, gestão e garantia da qualidade, análise de processos e liderança de equipes.
Para aqueles que procuram a comodidade de uma pós-graduação 100% online e ao vivo, sem abdicar da excelência no ensino, temos a solução ideal.
Nossa metodologia combina teoria e prática da rotina laboratorial, garantindo um aprendizado efetivo.
Contamos com um corpo docente altamente qualificado, com os melhores professores do Brasil, referências em suas áreas de atuação.
No Instituto Nacional de Medicina Laboratorial, temos apenas um objetivo: mais do que ensinar, vamos tornar VOCÊ uma referência.
Toque no botão abaixo e conheça a pós-graduação em Qualidade Analítica e Gestão da Qualidade Laboratorial.
QUERO CONHECER TODOS OS DETALHES DA PÓS-GRADUAÇÃO
Referências
Bioquímica clínica para o laboratório- princípios e interpretações. J Valter T. Motta. 5.ed.- Rio de Janeiro: MedBook, 2009
COMPRI-NARDY, Mariane B., STELLA, Mércia Breda, OLIVEIRA, Carolina de. Práticas de Laboratório de Bioquímica e Biofísica. Guanabara Koogan.