gestão da qualidade

Gestão da qualidade: Importância em laboratórios clínicos

A importância da gestão da qualidade em laboratórios clínicos é indiscutível. Os profissionais que atuam nesses ambientes estão envolvidos em uma rotina repleta de atividades complexas e minuciosas, abrangendo a realização de diversos testes em diferentes setores da instituição. A garantia da precisão e confiabilidade dos resultados é fundamental para oferecer um serviço de excelência aos pacientes, e para isso, se faz necessário  padronizar e controlar os processos no laboratório.

 

Mas afinal, o que é a gestão da qualidade em laboratórios clínicos?

Trata-se de um conjunto de práticas e diretrizes bem definidas que visam assegurar a execução consistente e controlada de todas as etapas dos processos laboratoriais. Desde a coleta das amostras até a análise dos resultados, passando pelo armazenamento adequado e o uso de equipamentos calibrados. Cada passo é criteriosamente padronizado para evitar situações  indesejáveis.

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Padronização dos processos pré-analíticos

Uma das etapas mais desafiadoras é o controle dos fatores pré-analíticos, muitos dos quais ocorrem fora do ambiente do laboratório. Identificar e monitorar esses fatores é essencial, pois podem influenciar significativamente os resultados. Para minimizar erros nessa fase, é fundamental fornecer instruções escritas ao paciente sobre o preparo adequado antes da coleta das amostras. Além disso, é preciso garantir o transporte adequado das amostras biológicas até o laboratório, evitando interferências nas amostras e consequentemente resultados não confiáveis.

Padronização dos processos analíticos

Os processos analíticos também exigem uma abordagem minuciosa. Antes de serem incorporados à rotina laboratorial, os testes devem passar por análises criteriosas, levando em consideração sua praticidade e confiabilidade. A gestão de documentos, tanto as instruções padronizadas e definidas pelo laboratório como as instruções e manuais dos fabricantes são imprescindíveis para garantir a consistência e rastreabilidade das atividades realizadas em todo o laboratório clínico.

Padronização dos processos pós-analíticos

Após a realização dos exames, entra em cena a padronização dos processos pós-analíticos. Essa fase se inicia após a obtenção dos resultados, abrangendo  desde os cálculos e avaliação dos resultados pelo analista, até a emissão dos laudos. O armazenamento das amostras, transmissão e arquivamento dos resultados, além da consultoria técnica também fazem parte da fase pós analítica. Coordenadores do laboratório devem promover a padronização desses processos e disponibilizá-los para os colaboradores, proporcionando um ambiente organizado e eficiente.

A gestão da qualidade também envolve a implementação de um Programa de Garantia da Qualidade (PMG) contemplando no mínimo o gerenciamento de tecnologias, gerenciamento de riscos inerentes; gestão de documentos, gestão de pessoal e educação permanente dos profissionais, gerenciamento de processos operacionais  e gestão do controle de qualidade. O controle interno e externo, deve ser realizado para todos os exames e instrumentos do laboratório com periodicidade e análise de desempenho bem estabelecidas. Em caso de inadequações, deve haver investigação com identificação de causa e aplicação de ações corretivas pertinentes. A análise crítica do desempenho do Controle interno e externo permite a identificação precoce de possíveis problemas, permitindo a tomada de medidas preventivas e consequentemente assegurando resultados corretos.

Conquistar acreditações e certificações laboratoriais também é uma meta da gestão da qualidade, pois elas atestam a excelência dos serviços oferecidos, elevando o nível e a credibilidade do laboratório. Em suma, a gestão da qualidade em laboratórios clínicos é essencial para fornecer resultados precisos e confiáveis, assegurando a satisfação dos pacientes e a excelência no atendimento.

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Referências

MARTELLI, Anderson. Gestão da qualidade em laboratórios de análises clínicas. Journal of Health Sciences, 2011.

OLIVARES, Igor Renato Bertoni. Gestão de qualidade em laboratórios. Ed. Átomo, 2006.

RDC 786/05/2023