Lipidograma: Importância na Avaliação do Perfil Lipídico
O lipidograma, também conhecido como perfil lipídico, é um exame amplamente requisitado em laboratórios, composto pela medição do colesterol total e suas frações, o LDL, o HDL e o VLDL, além dos triglicerídeos.
Objetivo Clínico do Lipidograma
O lipidograma tem como principal objetivo clínico avaliar o risco de doenças cardiovasculares, como o acidente vascular cerebral (AVC), trombose venosa, aterosclerose e infarto, além de auxiliar no planejamento de tratamentos para prevenir complicações à saúde. A análise dos níveis de colesterol e triglicerídeos é fundamental para detectar distúrbios metabólicos e realizar um diagnóstico precoce.
O que pode ser analisado no Perfil Lipídico?
- Triglicerídeos: São produzidos no fígado e intestino, sendo essenciais para o armazenamento e transporte de ácidos graxos. Compõem a maior parte dos quilomicrons, VLDL e uma pequena parcela das LDL no plasma sanguíneo. O acúmulo de quilomicrons ou VLDL pode levar à hipertrigliceridemia, um distúrbio comum em pacientes diabéticos, obesos e sedentários, aumentando o risco de doença arterial coronariana (DAC).
- Lipoproteína de alta densidade (HDL): Conhecido como “colesterol bom”, possui alta densidade o que permite ser facilmente carregado pela corrente sanguínea, sendo responsável por transportar o colesterol dos tecidos para o fígado. Baixos níveis de HDL estão associados a maior risco de doenças cardiovasculares.
- Lipoproteína de baixa densidade (LDL): Conhecido como “colesterol ruim”, possui baixa densidade, o que causa o seu deslocamento para a periferia do vaso e subsequente lentificação do seu deslocamento. Rico em colesterol, é captado pelas células periféricas e pelo fígado para serem eliminados. O acúmulo dessas partículas no sangue pode resultar em hipercolesterolemia.
- Lipoproteínas de densidade muito baixa (VLDL): São partículas que transportam lipídeos do fígado e intestino delgado para o tecido periférico. O aumento dos níveis de VLDL pode estar presente em diferentes condições, como hipertrigliceridemia familiar e outras doenças.
- Colesterol Total: É a soma de todas a frações do colesterol, sendo este um componente essencial das membranas celulares dos mamíferos e precursor de várias substâncias biologicamente ativas. É transportado principalmente pelas lipoproteínas de baixa densidade (LDL). Distúrbios no metabolismo do colesterol podem desempenhar um papel importante no desenvolvimento do ser humano.
O Perfil Lipídico é um exame frequentemente solicitado por médicos para prevenir doenças cardiovasculares, que são as principais causas de mortalidade. A avaliação cuidadosa dos resultados e a exclusão de outras possibilidades de alteração nesses níveis ajudam a prevenir essas doenças. Garantir a saúde cardiovascular é essencial, e o lipidograma é uma ferramenta valiosa para esse propósito.
Referências
MOTTA, V.T. Bioquímica Clínica para o Laboratório: Princípios e Interpretações. 5ª ed. Rio de Janeiro: Medbook, 2009.