As aulas serão mensais, ocorrendo às terças-feiras, quartas-feiras e quintas-feiras, das 18:30h às 22:30h (horário de Brasília). Todas as aulas serão gravadas e permanecerão disponíveis para os alunos até o término do curso.
A carga horária total do curso é de 360 horas, e sua duração é de 18 meses.
O corpo docente é formado por professores doutores, mestres e especialistas com ampla experiência em suas áreas de atuação. Você aprenderá com profissionais altamente qualificados.
A pós-graduação em Qualidade Analítica e Gestão da Qualidade Laboratorial é um programa altamente especializado, projetado para capacitar profissionais da área da saúde que desejam aprimorar suas habilidades em gerenciamento laboratorial, gestão e garantia da qualidade, análise de processos e liderança de equipes.
Destinado a biomédicos, farmacêuticos e biólogos, o curso visa oferecer uma formação sólida em gestão, controle e garantia da qualidade em laboratórios clínicos, contribuindo para o avanço da qualidade da assistência à saúde prestada.
A metodologia adotada neste curso combinará teoria e prática para preparar os estudantes para os desafios da área laboratorial. Com foco em qualidade analítica e gestão laboratorial, o curso utilizará estudos de casos, simulações e exercícios para que os estudantes possam praticar e consolidar o conhecimento. Eles aprenderão a assegurar a qualidade dos processos laboratoriais, identificando e solucionando problemas relacionados à qualidade e segurança dos resultados. Além disso, o curso proporcionará uma visão ampla e integrada de todas as etapas laboratoriais, incluindo gestão de recursos humanos, ambiental e biossegurança. Essa abordagem abrange também desde a fase pré-analítica até a pós-analítica, garantindo a qualidade e segurança em todas as fases do processo analítico.
Uma maneira altamente eficaz de aproveitar todo conteúdo e realizar a interação com os professores é por meio de aulas ao vivo e online. No entanto, é importante destacar que essas aulas são gravadas e disponibilizadas para revisão até o término do curso.
Após a conclusão de cada módulo, os alunos devem realizar uma prova online para compor a média final, que deve ser igual ou superior a 7.
Arlete Carneiro é Farmacêutica-Bioquímica e Especialista em Gestão em Saúde. Atua como Analista Sênior no setor Bioquímica e Imunohormônios no Laboratório Labchecap, sendo também responsável pelo Controle de Qualidade do setor. É auditora interna da Norma PALC 2021 e Gestão Integrada SGI (ISO 9001:2015, 14001:2015). Com ampla experiência profissional, ela já desempenhou funções importantes como Analista de Qualidade no Laboratório Leme-DASA e como Analista Clínica no Hospital Português.
Biomédica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestre em Ciências Biológicas – Bioquímica pela mesma universidade e Especialista em Análises Clínicas. Faz parte da equipe de Controle de Qualidade (com ênfase na parte analítica) e Gestão de Riscos do Laboratório de Análises Clínicas da Santa Casa de Porto Alegre. Também é membro do Comitê de Biossegurança da Santa Casa de Porto Alegre e é auditora interna da Norma PALC 2021 – Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML).
Possui graduação em Farmácia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2011), Especialização em Diagnóstico Laboratorial (2012) pela PUCRS, Mestrado em Gerontologia Biomédica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2014), MBA em gestão em saúde (2022) pela LaSalle. Atualmente é professor da Faculdade Estácio do Rio Grande do Sul, Centro/RS e Supervisor Técnico do Laboratório de Análises Clínicas Carlos Franco Voegeli do complexo hospitalar da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Tem experiência na área de Laboratório de Análises Clínicas, com ênfase em pré-analítica, Operações analítica e Administrativas.
Farmacêutica, especialista em Análises Clínicas. Pós-graduada em Qualidade e Certificações. MBA em Projetos e Processos. Auditora Externa PALC/SBPCML. Auditora Interna Norma DICQ. Consultora e Auditora em Sistema de Gestão da Qualidade.
Farmacêutica-Bioquímica. Título de Mestre em Biologia Parasitária (UniCeuma), Especialista em Excelência Operacional na Área da Saúde – Lean Six Sigma (Instituto Albert Einstein) e em Imunologia (UFMA). Auditora Líder do Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos – PALC.
Farmacêutico/Bioquímico – PUC Campinas. Especialista em Informática em Saúde – Unifesp. Auditor Líder do PALC-SBPC/ML. Gestor Regional do Sabin Diagnóstico e Saúde – Vale do Paraíba. Membro do comitê Científico de Informática Laboratorial da SBPC/ML.
Biomédica formada pela FAPEC, especialista em análises clínicas e microbiologia, MBA em Gestão da Qualidade. Auditora líder SNA-DICQ. Gestora da garantia da qualidade, assessora e consultora em gestão da qualidade laboratorial, ministrante de cursos e treinamentos diversos para equipes. Perita e assistente técnica judicial. Graduanda em Direito.
Graduação em Farmácia e Bioquímica pela UFJF – Universidade Federal de Juiz de Fora. Especialização em Análises Clínicas e Toxicológicas – Universidade Federal de Minas Gerais. Avaliadora ONA desde 2021. Consultora homologada ONA. Auditora líder SGI – Sistema de Gestão Integrada ISO (9001, 14001, 45001). Auditora Líder SNA/ DICQ. Docente em cursos de Pós- Graduação.
Lauro Carlos Júnior é Farmacêutico-Bioquímico Formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestre em Saúde, Medicina Laboratorial e Tecnologia Forense pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro, especialista em Hematologia Clínica pela UFRJ, com MBA Executivo em Saúde pela Fundação Getúlio Vargas. Já atuou como Gerente de Laboratório da Rede Adventista Silvestre no Rio de Janeiro, atuou como Coordenador do Laboratório de Qualidade e assessor científico do Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ). Atualmente, é Fiscal Sanitário na Secretaria Municipal de Saúde de Queimados – RJ, Assessor Científico no Acredite.se – Sistema de Gestão de Qualidade, Sócio Diretor da Vision 360° Gestão e Treinamento Empresarial, Sócio Diretor da Quality'n Cloud Consultoria e Treinamento LTDA e Auditor do Sistema Nacional de Acreditação-DICQ.
Biomédica, especialista em Microbiologia Clínica pela Universidade FEEVALE. Mestre em Ciências Médicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Atualmente, atua como Coordenadora Regional de Operações Hospitalares no grupo DASA. É colaboradora ativa da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC) e do grupo BRCAST, contribuindo com discussões técnicas e científicas na área de microbiologia e resistência antimicrobiana. Também exerce a docência em cursos de pós-graduação, compartilhando sua experiência e conhecimento com profissionais da área da saúde.
Engenheiro Ambiental formado pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) em 2014. Possui especializações em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), concluída em 2016, e em Segurança Contra Incêndio e Pânico em Edificações em Áreas de Risco, finalizada em 2018. Atualmente, integra a equipe da Fundação Estadual de Proteção Ambiental do Rio Grande do Sul (FEPAM), como Engenheiro de Segurança do Trabalho.
Ao longo de sua carreira, acumulou ampla experiência na área de segurança do trabalho em instituições de saúde de grande porte, como o Hospital de Pronto Socorro de Canoas (HPSC), o Hospital Universitário de Canoas (HU Canoas), o Hospital Moinhos de Vento, a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e o Laboratório do Grupo Fleury. Sua trajetória é marcada por uma atuação multidisciplinar, com destaque para a aplicação de boas práticas em biossegurança, análise de riscos e conformidade normativa no cenário ambiental, hospitalar e laboratorial.
Pós Doutora em Administração de Empresas – UNISINOS (2025). Profissional com mais de 20 anos de experiência em Gestão e Negócios, especializada em projetos de transformação organizacional e desenvolvimento de pessoas. Atuo como consultora em empresas e iniciativas estratégicas, promovendo uma cultura voltada para a inovação, o empreendedorismo e, principalmente, a valorização humana. Minha trajetória é marcada pela criação e aplicação de processos e metodologias que transformam ideias e talentos em resultados de alto impacto, impulsionando ambientes organizacionais a alcançar novos patamares de competitividade e engajamento. Além disso, sou docente nas áreas de Gestão de Pessoas, Projetos, Empreendedorismo e Inovação, colaborando com instituições como UFRGS, IFRS, CESUCA, UNILASALLE, SENAC e SENAI. Meu foco é formar líderes e profissionais capacitados para construir ambientes de trabalho motivadores e orientados ao desenvolvimento de talentos, promovendo uma cultura organizacional forte e voltada para resultados.
Biomédica com habilitação em Análises Clínicas e Auditorias (CRBM – Conselho Regional de Biomedicina). Especialista em Análises Clínicas pela Associação Brasileira de Biomedicina; MBA em Gestão Hospitalar; Auditora Externa PALC – Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos (SBPC/ML – Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina laboratorial); Formação de Avaliadores para Acreditação de Organizações Prestadoras de Serviços de Saúde (OPSS) – Metodologias QMENTUM e Sistema Brasileiro de Acreditação/ONA. Formação em Avaliadores Técnicos ABNT ISO 15189; Formação em Gestão de Risco Baseado na ISO 31000:2018. Certificação em Agile Management. Apoio Estratégico a Gestão – LACEN/BA. Consultora de Melhoria Contínua, Gerenciamento de Riscos, Segurança do Paciente e Gestão em Saúde. Cofundadora e Diretora Técnica BeExpert Consultoria e Treinamentos.
Graduado em Biomedicina com habilitações em análises clínicas, bioquímica e biologia molecular, com Mestrado e Doutorado em Biologia Celular e Molecular Aplicada à Saúde. Possui experiência nas áreas de análises clínicas, genética molecular humana, oncogenética, biologia molecular para diagnóstico de doenças infecciosas, epidemiologia, bioestatística e bioinformática. Atua como pesquisador na gestão da prática clínica do Hospital Moinhos de Vento (HMV), gerenciando dados epidemiológicos e reportando indicadores à ANS e ANAHP. Preceptora de residência médica e fellowship no HMV. Líder técnico no Núcleo de Apoio à Pesquisa (NAP) do HMV e consultor técnico I. Também é professor nos cursos de Biomedicina, Enfermagem e MBA em gestão em saúde da FACSMV, além de coordenador do curso de Biomedicina da mesma instituição. Exerce função de orientador no Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular Aplicada à Saúde na Universidade Luterana do Brasil.
Graduado em Farmácia e Bioquímica pela UFMG, com especialização em Análises Clínicas pela SBAC. Possui ampla experiência em gestão laboratorial, controle de qualidade e normalização técnica. Coordenador do Grupo Mineiro da Qualidade no Laboratório (GMQL) e idealizador do primeiro Curso de Especialização em Gestão do Laboratório no Brasil, mantido por 12 anos. Atuou como professor de Hematologia Clínica e Bioquímica Clínica na Faculdade de Farmácia da UFMG. Desempenhou funções de liderança em comissões nacionais e internacionais, incluindo a ABNT CB36 (Comitê Brasileiro de Análises Clínicas e Diagnóstico In Vitro), a Comissão de Estudos para nacionalização da ISO 15189 e o CTEL (Comitê de Terminologia dos Exames Laboratoriais da SBAC-PNCQ). Coordenador da Comissão de Tecnologia da Informação e Inteligência Artificial da SBAC. Foi presidente da SBAC, SBAC-MG, SindLab-MG e ABNT CB36, além de dois Congressos Brasileiros de Análises Clínicas. Participou como auditor externo da primeira auditoria de laboratório no Brasil e colaborou com a ANVISA na revisão das RDCs 33, 306 e 222, e na análise de concessão de registros para produtos de diagnóstico in vitro. É membro fundador do PNCQ e da SBAC, tendo representado o Brasil nas organizações internacionais ISO TC212, IFCC e COLABIOCLI.
Professora Titular da UFCSPA. Doutorado do PPG-Patologia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Mestrado em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Especialização em Biossegurança pela Escola Nacional de Saúde Pública, na Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz) e Especialista em literatura infantojuvenil (Faculdade Única -MG). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Patologia e na Residência Multiprofissional; Coordenadora do Comitê Técnico de Biossegurança da UFCSPA, Coordenadora do Comitê de Bioética do Hospital Mãe de Deus, Coordenadora do Núcleo Rondon/UFCSPA, idealizadora e vice -coordenadora do Projeto Mulheres em Ação, Coordenadora do Programa de Extensão Castelinho de Livros, Membro eleito do CIPIC, Membro Comitê Técnico Assessor de Informações Estratégicas e Respostas Rápidas à Emergência em Vigilância em Saúde. Tem experiência na área de Marcadores Tumorais, Citopatologia, Bioética, Biossegurança, Biologia Molecular, Gerenciamento e Controle de Qualidade, atuando principalmente nos seguintes temas: câncer e carcinogênese, diagnóstico molecular, gestão, citopatologia e biossegurança. Voluntária de projetos que envolvam temáticas do ODS. Mãe de três filhos, saindo em licença maternidade em 2004 e 2010.
1. Pix;
2. Boleto bancário;
3. Debito bancário;
4. Cartão de crédito.
Flexibilidade no pagamento é o nosso objetivo para facilitar a sua entrada e potencializar a sua carreira. Você realiza o pagamento por mês, sem precisar ocupar todo limite do cartão, será cobrado apenas o valor mensal da parcela.
1. Realizar a sua pré-matrícula;
2. Aguardar o suporte entrar em contato;
3. Pagar a taxa de matrícula;
4. Enviar os documentos necessários;
5. Assinar o contrato.
Parabéns, você agora é oficialmente um aluno!
Quem é o profissional indicado para participar desse curso?
O curso é destinado a biomédicos, farmacêuticos e biólogos que atuam ou desejam atuar em laboratórios de análises clínicas.
Como funcionará o contato com os professores e suporte?
Os alunos terão a oportunidade de interagir e tirar dúvidas diretamente com os professores durante as aulas ao vivo. Além disso, eles também podem entrar em contato com os professores por meio de email para esclarecer questões adicionais.
Quais são os materiais de apoio?
Os materiais de apoio incluem apostilas, exercícios de fixação e leituras complementares. Esses recursos foram desenvolvidos para complementar as aulas e fornecer um aprofundamento nos conteúdos abordados.
Os cursos têm material didático?
Sim, os cursos oferecem materiais didáticos abrangentes. Na Área do Aluno, você terá acesso a diversos recursos, como apresentações em PDF dos professores, textos complementares e outros materiais relevantes. O conteúdo é cuidadosamente selecionado e preparado para cada disciplina, visando fornecer a você o suporte necessário para o aprendizado. Além disso, alguns professores podem indicar livros, artigos e recursos online adicionais que complementam o conteúdo do curso. Nosso objetivo é garantir que você tenha acesso a todo o material necessário para obter uma experiência de aprendizado enriquecedora e completa.
Como é contabilizada a frequência?
A presença no curso será monitorada pela plataforma ao assistir às aulas e pela realização das avaliações online. Dessa forma, o aluno não será considerado ausente caso não participe das aulas ao vivo.
Posso tirar dúvidas com os professores e interagir com outros alunos?
Pode! Durante as aulas ao vivo, os alunos podem interagir com seus colegas de turma por meio do chat online e também têm a oportunidade de fazer perguntas aos professores em tempo real. Se surgirem dúvidas que não puderem ser respondidas durante a aula, elas serão encaminhadas aos professores, que se comprometem a respondê-las dentro de um prazo determinado.
Qual a documentação necessária para realizar a inscrição?
1. Cópia do diploma de graduação ou Declaração de conclusão de curso;
2. Cópia do RG e CPF;
3. Comprovante de endereço.
+ 18x de R$330
Pós-graduação