DENGUE: IMUNOPATOGÊNESE

DENGUE: IMUNOPATOGÊNESE

Entendendo a Complexa Relação entre o Hospedeiro e o Vírus A dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti causada por um dos quatro sorotipos do vírus da dengue (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4). É considerada…
CORTISOL E SINDROME CUSHING
,

CORTISOL E A SÍNDROME DE CUSHING

O cortisol, muitas vezes referido como o "hormônio do estresse", desempenha um papel crucial no funcionamento do corpo humano. Produzido pela glândula adrenal, o cortisol desencadeia uma série de respostas fisiológicas e comportamentais…
HORMÔNIOS FEMININOS
,

HORMÔNIOS FEMININOS: UMA ABORDAGEM CLÍNICA

Os hormônios exercem um papel significativo na coordenação das operações entre sistemas e subsistemas orgânicos. Em relação às mudanças no ambiente externo, essas substâncias promovem ajustes nas funções celulares, propiciam a…
HIPOALBUMINEMIA

HIPOALBUMINEMIA COMO MARCADOR PROGNÓSTICO DA DENGUE

A infecção por dengue continua sendo uma preocupação global de saúde pública, e a compreensão dos fatores que influenciam sua progressão é crucial. A dengue, uma doença viral transmitida por mosquitos, afeta milhões de pessoas…
LIQUIDO CEFALORRAQUIDIANO
,

LÍQUIDO CEFALORRAQUIDIANO: ANÁLISE LABORATORIAL

O exame do líquido cefalorraquidiano (LCR), também conhecido como exame do líquor, é uma análise laboratorial importante que envolve a coleta e avaliação do fluido que circula no sistema nervoso central e na medula espinhal.  Este…
haptoglobina

HAPTOGLOBINA: IMPORTÂNCIA CLÍNICA

A haptoglobina é uma proteína plasmática vital com funções multifacetadas no organismo humano. Seu papel vai além do simples transporte de hemoglobina, desempenhando importantes funções antioxidantes e anti-inflamatórias.  Estrutura…
ESPECTROFOTOMETRIA
PLAQUETOPENIA MEDICAMENTOSA
,

PLAQUETOPENIA MEDICAMENTOSA

A interferência de medicamentos nas análises clínicas tem um papel importante na rotina laboratorial e, consequentemente, provoca resultados equivocados. Muitos medicamentos exercem efeitos sobre os testes laboratoriais como nos casos…
TESTE DE FALCIZAÇÃO E SOLUBILIDADE

ANEMIA FALCIFORME: TESTE DE FALCIZAÇÃO E SOLUBILIDADE

A anemia falciforme é uma hemoglobinopatia que tem como causa, a substituição do ácido glutâmico pela valina, na posição 6 da cadeia de β-globina, criando uma molécula de hemoglobina com comportamento totalmente anômalo. A…
ELETRÓLITOS

ELETRÓLITOS: APLICAÇÃO CLÍNICA E ALTERAÇÕES

Os eletrólitos do sangue e em especial o sódio, potássio, cloretos e bicarbonato, são alterados frequentemente nos processos patológicos. Suas principais funções são a manutenção da pressão osmótica e a distribuição de água…